Já que o assunto ultimamente tem sido Grécia Antiga e Mitologia Grega por causa de Assassin’s Creed Odyssey, trago para vocês um delicioso achado. O livro Mythos do ator britânico Stephen Fry que foi lançado em setembro de 2018 pela Editora Planeta. Na minha última ida à livraria próxima de casa, estava tão absorta pelo tema por causa do game, que quando bati o olho neste livro, precisei trazer para casa.
Neste livro, com tradução de Helena Londres, o autor conta de uma maneira leve e divertida, com aquele humor típico britânico, diversos mitos de heróis, deuses e titãs. Uma leitura fácil para quem quer conhecer os mitos gregos. Além de nos mostrar a origem de várias palavras que um jeito ou de outro se apresentam nos nomes dos seres mitológicos.
A obra de Stephen Fry tem um tom super atual, quando ele faz referência a elementos da cultura pop para situar o leitor. Nos diálogos e descrições Fry tece a personalidade de cada ser mitológico, mostrando-nos que deuses e titãs podem ser gente como a gente. Só que, como vemos na contracapa, muito mais poderosos e intensos. Ou seja, um rompante de raiva de um deus causa tragédias imensas.
Mythos é um livro divertido. Um deleite. Conseguimos imaginar cada situação contada pelo autor com perfeição e até rir de algumas reações dos deuses. Como quando Réia embebeda Cronos, muito p da vida pelo o que ele fez com os filhos dela e ele tem a pachorra de dizer que a ama. Casos de família, meus caros, casos de família na Grécia Antiga.
Você deve reconhecer Stephen Fry de alguns de seus papéis em filmes. V de Vendetta, Sherlock Holmes, O Hobbit são alguns filmes em que podemos vê-lo fazendo alguma participação. Fez parte de algumas séries também, como a série Bones. Além de ator, Fry é roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante.
Como eu disse anteriormente, Mythos é uma publicação da Editora Planeta pelo selo Minotauro. A excelente tradução é de Helena Londres.
Para mais dicas de leitura, clique aqui.